terça-feira, 17 de março de 2009

AUTODESENVOLVIMENTO

Simon Franco em seu livro – Criando o Próprio Futuro – (2001, p.29 a 32) lista os dez mandamentos do autodesenvolvimento. Saiba agora o que você tem que melhorar na sua vida.

1 – Apresentação pessoal – Inclui os cuidados que você dispensa a sua aparência. Não significa luxo, roupas de grife ou beleza pessoal, mas atenção com cabelos, unhas, sapatos, adequação entre as roupas que você usa e seu ambiente de trabalho. Esta é uma regra antiga, mas por que é ainda importante? Simplesmente porque uma aparência agradável predispõe as outras pessoas a confiarem em você e facilita a comunicação.
2 – Facilidade de Relacionamento -Se você está sempre em conflito com todo mundo, é grande a probabilidade de você estar sendo um verdadeiro chato, em vez de os chatos serem todos os outros. É necessário criar um ambiente de harmonia durante as atividades profissionais. Antes de qualquer coisa, o trabalho é uma situação de relacionamento social, que precisa funcionar bem para que todos possam desenvolver suas atividades com produtividade.
3 – Facilidade de Comunicação Verbal – Essa capacidade vale tanto para os contatos com os outros profissionais da empresa como para contatos com o público. Você precisa ser capaz de se comunicar adequadamente com qualquer pessoa, compreendendo as solicitações e fornecendo respostas claras. A clareza na comunicação permite que os problemas sejam melhor compreendidos e tenham soluções mais ráidas.
4 – Rapidez de raciocínio de decisão – É fundamental sintetizar rapidamente as informações disponíveis, organizá-las racionalmente e tomar decisões rápidas. É necessário sempre ter consciência de que você não é um elemento isolado, mas parte de uma estrutura maior que depende de seu desempenho pessoal para funcionar bem. Uma decisão adiada ou a demora em resolver os problemas pode colocar em dificuldades outros setores da empresa
5 – Criatividade – Este é um ponto fundamental: sua capacidade de inovar e melhorar as formas de atuação e rotinas de trabalho para obter melhores resultados. A criatividade é hoje um dos principais pontos de diferenciação. Se você está fazendo as mesmas coisas do mesmo jeito há várias meses, isso pode significar que está sendo incapaz de dar contribuições para a melhoria do trabalho e adotou uma posição comodista ou defensiva.
6 – Liderança – Dentre todas as características, esta é a que se torna cada dia mais importante e não se restringe às chefias. Ser líder não é uma atribuição, mas uma situação. A liderança pertence a quem deve tomar uma decisão, no momento em que toma essa decisão, levando em conta as conseqüências e os possíveis resultados. Nesse momento você pode ser capaz de comandar o processo e se impor, de forma natural, sobre os demais, criando um clima favorável de cooperação. Uma liderança contributiva pode valer mais do que conhecimentos específicos da função ou do setor em que a pessoa ingressa.
7 – Capacidade de observação – Também chamada de visão crítica, a capacidade de observação é que permite identificar pontos que precisam ser melhorados no trabalho. O bom observador tem visão completa dos processos, não se isola e é capaz contribuir para o aprimoramento das tarefas. Para isso, é importante ter conhecimentos além de sua própria especialização. Quem possui aguda capacidade de observação tem condições de se tornar um crítico interno, que levanta os pontos que precisam ser aprimorados.
8 – Capacidade de persuasão - Você deve ser capaz de convencer os outros acertos de seus pontos de vista, com argumentação clara e segurança suficiente para levá-los a aderir ao que você pensa. Essa capacidade aumenta sua chance de interferir positivamente na organização do trabalho e de estimular a implantação de soluções criativas. Ao mesmo tempo, valoriza sua imagem profissional e sua posição dentro da empresa. A dose certa de marketing pessoal é positiva. Esteja bem fundamentado com a técnica, mas não esqueça de acrescentar um pouco de pirotécnica.
9 – Determinação – Você não deve esperar que alguém sempre lhe diga o que fazer e cobre prazos, mas adotar como suas as metas e cronogramas exigidos pelo trabalho, cumprido-os com segurança e independência.Quanto mais você for capaz de resolver problemas ou propor soluções, mais importante você vai se tornar dentro da empresa, ganhado confiança e respeito. Isso não significa uma atuação isolada. Ao contrário, o trabalho em equipe é hoje preponderante. A determinação permite que você cumpra seu papel da melhor maneira possível.
10 – Resistência emocional - O equilíbrio emocional é de extrema importância nas soluções profissionais, Muito mais do que manter a “cabeça fria”, o profissional de sucesso consegue incorporar emocionalmente os desafios que tem de enfrentar no trabalho, em vez de considerar o emprego como um fardo. Ao se tornar um agente de mudança, qualquer um passa a sofrer com as resistências de pessoas que ainda não deram o primeiro passo para a modernização. Tais resistências não podem gerar frustração nem conflitos emocionais, sob o risco de comprometer o próprio desenvolvimento.
O autor sugere que cada um de nós pode analisar seu próprio comportamento e desempenho e dê nota a si mesmo. Sugere-se que você analise seu próprio comportamento e desempenho e de nota para si mesmo. Isso deve ser feito semanalmente e concentre-se em melhorar nos itens em que perceber mais dificuldades. O que autor ainda orienta é que essa atividade tem um resultado mais positivo quando é desenvolvido em grupo.

Nenhum comentário: